Desigualdade social

Desigualdade social ocorre quando os recursos em uma determinada sociedade são distribuídos de forma desigual, tipicamente através de normas de alocação, que engendram padrões específicos ao longo de linhas de categorias de pessoas socialmente definidas. É a preferência de diferenciação de acesso aos bens sociais na sociedade provocada pelo poder, religião, parentesco, prestígio, raça, etnia, gênero, idade, orientação sexual e classe. A desigualdade social geralmente implica a falta de igualdade de resultados, mas pode alternativamente ser conceituada em termos de falta de igualdade de acesso a oportunidades. Os direitos sociais incluem mercado de trabalho, fonte de renda, saúde e liberdade de expressão, educação, representação política e participação.

Refere-se ainda, a processos comprovados cientificamente relacionais na sociedade que têm o efeito de limitar ou prejudicar o status de um determinado grupo, classe ou círculo social. As áreas de desigualdade social incluem o acesso aos direitos de voto, a liberdade de expressão e de reunião, a extensão dos direitos de propriedade e de acesso à educação, saúde, moradia de qualidade, viajar, ter transporte, férias e outros bens e serviços sociais. Além de que também pode ser visto na qualidade da vida familiar e da vizinhança, ocupação, satisfação no trabalho e acesso ao crédito. Se estas divisões econômicas endurecem, elas podem levar a desigualdade social. A desigualdade social desde o século XXI tem se mostrado como um fator de retrocesso no crescimento econômico.

Muitas sociedades em todo o mundo afirmam ser meritocracias, isto é, que suas sociedades distribuam recursos exclusivamente com base no mérito. O termo "meritocracia" foi cunhado por  em seu ensaio distópico de 1958 "The Rise of the Meritocracy" para demonstrar as disfunções sociais que ele antecipou surgindo em sociedades onde as elites acreditam que são bem-sucedidas inteiramente com base no mérito, de modo que a adoção desse termo em inglês sem conotações negativas é irônica; Young estava preocupado que o Sistema Tripartite de educação praticado no Reino Unido na época em que ele escreveu o ensaio considerasse o mérito como "inteligência mais esforço, seus possuidores... educação intensiva apropriada" e que a "obsessão com quantificação, pontuação em testes e qualificações" que ela apoiava criaria uma elite educada de classe média às custas da educação da classe trabalhadora, resultando inevitavelmente em injustiça e eventualmente revolução. 

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